Ceragon Networks – Header De-duplication

Desduplicação de Cabeçalho

Os rádios Ceragon oferecem a opção de Desduplicação de Cabeçalho (Header De-duplication), permitindo que as operadoras melhorem significativamente a Ethernet em todos os enlaces de rádios sem afetar o tráfego do usuário. A Desduplicação de Cabeçalho pode ser configurada para operar em várias camadas da pilha de protocolos, economizando largura de banda ao reduzir sobrecarga de cabeçalho desnecessário. A Desduplicação de Cabeçalho também é, às vezes, conhecida como compactação de cabeçalho.

Nota: Sem a Desduplicação de Cabeçalho, os rádios Ceragon ainda removem os campos IFG e Preâmbulo. Este mecanismo opera automaticamente, mesmo se a Desduplicação de Cabeçalho não estiver selecionada pelo usuário.

A Desduplicação de  Cabeçalho identifica os fluxos de tráfego e substitui os campos do cabeçalho com um “ID de fluxo”. Isso é feito usando um algoritmo sofisticado que aprende fluxos únicos, procurando cabeçalhos de quadros repetidos no fluxo de tráfego ao longo do enlace de rádio e compactando-os. O princípio subjacente a esse recurso é os cabeçalhos dos quadros nas redes atuais usarem uma longa pilha de protocolos que contém uma quantidade significativa de informações redundantes.

A Desduplicação de Cabeçalho  pode ser personalizada para uma melhoria ideal de acordo com uso da rede. O usuário pode determinar a camada ou camadas em que a Descuplicação de Cabeçalho opera, com as seguintes opções disponíveis:

  • Camada 2: Desduplicação de Cabeçalho opera em nível Ethernet;
  • MPLS: Desduplicação de Cabeçalho opera em níveis Ethernet e MPLS;
  • Camada 3: Desduplicação de Cabeçalho opera em níveis Ethernet e IP;
  • Camada 4: Desduplicação de Cabeçalho opera em todas as camadas até a Camada 4;
  • Túnel: Desduplicação de Cabeçalho opera em Camada 2, Camada 3, e na camada de Túnel para pacotes que transportam quadros GTP ou GRE;
  • Túnel-Camada 3: Desduplicação de Cabeçalho opera em Camada 2, Camada 3, e nas camadas de Túnel e T-3 para pacotes que transportam quadros GTP ou GRE;
  • Túnel-Camada 4: Desduplicação de Cabeçalho opera em Camada 2, Camada 3, e nas camadas de Túnel, T-3 e T-4 para pacotes que transportam quadros GTP ou GRE.

As operadoras devem equilibrar a profundidade da Desduplicação de Cabeçalho em relação ao número de fluxos, a fim de garantir a máxima eficiência. Até 256 fluxos simultâneos são suportados.

O gráfico a seguir ilustra como a Desduplicação de Cabeçalho  pode economizar até 148 bytes por quadro.

Desduplicação de Cabeçalho – Potencial de Economia de Dados por Camada

Dependendo do tamanho do pacote e da topologia da rede, Desduplicação de Cabeçalho pode aumentar a capacidade em até:

  • 50% (pacotes de 256 bytes);
  • 25% (pacotes de 512 bytes);
  • 8% (pacotes de 1518 bytes).

Contadores de Desduplicação de Cabeçalho

A fim de ajudar as operadoras a otimizar a Desduplicação de Cabeçalho, rádios Ceragon  fornecem contadores quando a Desduplicação de Cabeçalho está habilitada. Esses contadores incluem informações em tempo real, como o número de fluxos atualmente ativos e o número de fluxos por tipo de fluxo específico. Esta informação pode ser usada por operadoras para monitorar o uso e capacidade da rede e otimizar as configurações da Desduplicação de Cabeçalho. Ao monitorar a eficácia das configurações da Desduplicação, a operadora pode ajustar essas configurações para garantir que a rede atinge o rendimento efetivo mais alto possível.

Não se esqueça de conferir as nossas redes sociais na barra superior, la também você encontra informações para contato e catálogo de produtos.